EVENTO
FAB realiza o 1º Think Tank da Saúde com foco em inovação e gestão hospitalar
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nos dias 9 e 10/12, o 1º Think Tank da Saúde da Aeronáutica, um evento pioneiro voltado à discussão de soluções inovadoras e estratégicas para o setor de saúde militar. O encontro ocorreu na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), e integrou as comemorações dos 83 anos de criação do Serviço de Saúde da Aeronáutica. A iniciativa reuniu especialistas, gestores e profissionais da área, promovendo um ambiente colaborativo e de excelência.
A cerimônia de abertura foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, que destacou a relevância do evento para fortalecer as práticas de saúde na FAB. “A cada dois ou três anos, lançamos projetos desafiadores para que possamos crescer continuamente. Dentro desse conceito, pensar no futuro é fundamental, e essa reunião que estamos realizando reflete essa visão”, destacou o Comandante-Geral do Pessoal.
Também estiveram presentes o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes, e a Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins. Durante a abertura do encontro, a Major-Brigadeiro Carla falou sobre a importância do evento para o planejamento e o desenvolvimento das iniciativas de saúde da Força Aérea Brasileira. “Este evento é de extrema importância, pois reúne uma plêiade de profissionais em níveis estratégico e estratégico-operacional, com capacidade de influenciar os próximos passos e a evolução da saúde da Força Aérea Brasileira”, salientou.
Entre os destaques do evento, estiveram palestras de especialistas renomados que abordaram temas inovadores e estratégicos. O Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Antonio Guilherme de Almeida Lorenzi, apresentou a palestra sobre gestão hospitalar, contribuindo para reflexões fundamentais no campo da administração de saúde. A Superintendente de Educação e Ciência do SENAI CIMATEC, Professora Josiane Dantas Viana Barbosa, trouxe contribuições relevantes também na área de gestão hospitalar, complementando as discussões iniciadas pelo Professor Antonio.
A temática de saúde digital foi apresentada pelo Professor Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, em uma palestra online. Já a Professora Katia Regina Coelho Pinheiro, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, abordou predição em saúde, enquanto o Professor Diego Cavalcante Teixeira Daltro, também da Secretaria de Saúde da Bahia, tratou de interoperabilidade e outros aspectos relacionados à saúde pública. Por fim, a Major Médica Juliana Freire Vandesteen e o Capitão Médico Gustavo Messias Costa ministraram palestras sobre saúde operacional, ressaltando os desafios e estratégias fundamentais para o contexto militar.
“Estamos muito felizes por disponibilizar toda a expertise que desenvolvemos na Bahia, ajudando as Forças Armadas a conhecer os produtos criados pela Secretaria de Saúde do estado. Nossa estrutura pública é um exemplo que esperamos fomentar para que outras regiões também sigam esse caminho”, afirmou o Professor Diego.
O evento foi encerrado com as palavras do Major-Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que reforçaram o compromisso da FAB com a inovação, a modernização e a excelência nos serviços de saúde.
Com uma programação abrangente, que incluiu oficinas práticas e momentos de integração, o 1º Think Tank da Saúde consolidou-se como uma iniciativa estratégica para impulsionar avanços tecnológicos, aprimorar a gestão hospitalar e fortalecer o atendimento à saúde dos militares e seus dependentes.
Fotos: Sargento Marcos / CECOMSAER